|
No aquecimento utilizam-se atividades lúdicas para o desenvolvimento de habilidades motoras gerais e específicas, e das capacidades físicas de forma mais individualizada. Para possibilitar uma maior vivência dos gestos técnicos e dos fundamentos do voleibol, o aluno pratica cada fundamento um maior número de vezes durante os trabalhos realizados. A técnica individual consiste no desenvolvimento dos fundamentos básicos do voleibol como toque, manchete, etc.
Nesta fase da aula, os alunos farão exercícios dinâmicos buscando a evolução técnica com diversão. |
No desenvolvimento da tática do jogo, conscientizamos os alunos para as diversas possibilidades táticas que o jogo apresenta. É o momento em que os fundamentos são combinados e aplicados em situação de jogo, desenvolvendo-os juntamente com as movimentações sem bola. A correção do gesto técnico é focada nos pontos críticos do fundamento de acordo com o objetivo de cada aula. O dinamismo dos exercícios possibilita o desenvolvimento do raciocínio rápido, concentração e cooperação dos alunos.
|
O jogo propriamente dito é o momento mais esperado pelos alunos. Esta é a fase mais divertida onde é colocado em prática todo o conteúdo desenvolvido durante a aula. Na última aula de cada mês realiza-se apenas o jogo em si, pois é um momento para avaliação dos alunos e para que os pais possam ver a evolução de seus filhos. É importante salientar que essa divisão de tempo é um padrão, porém o professor tem flexibilidade para alterá-la de acordo com a necessidade da aula.
Dentro de todos os momentos de aula o aluno realiza duas ou mais ações (princípio da múltipla ação), combinando fundamento com deslocamento ou fundamento com outro fundamento, por exemplo, saque e defesa. A complexidade e o ritmo dos exercícios acompanham o nível e o desenvolvimento da turma. São realizados três a quatro exercícios, no máximo, para que haja assimilação dos conteúdos. Os exercícios são construidos a partir de uma situação de jogo, e, progressivamente, são incorporados outros elementos ou ações. |