A Escola de Vôlei Bernardinho (EVB), em parceria com o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Rio de Janeiro (BOPE), com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPP's) e com apoio da Secretaria de Segurança, principalmente de José Mariano Beltrame, atual Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, contribui com o desenvolvimento social pelo esporte em alguns dos locais mais carentes do Rio de Janeiro (Complexo do Alemão, Prazeres, Mineira, Borel, UERJ-Mangueira, São João e Rocinha).

Ciente de que a redução de desigualdades é um desafio comum entre diversas cidades do mundo, principalmente em países em desenvolvimento, como o Brasil, onde o sistema educacional ainda apresenta muitas deficiências, a Escola de Vôlei Bernardinho acredita que a prática esportiva junta o atrativo lúdico com os benefícios da fisiologia do esporte, proporcionando uma sensação de bem-estar nas crianças e adolescentes, combatendo manifestações depressivas e estimulando bons hábitos. Além disso, o esporte faz com que os alunos aprendam a valorizar o trabalho em equipe, fundamental no exercício da cidadania, e ensina que conquistas resultam de muito esforço e dedicação, mas que vitórias e derrotas compõem harmoniosamente a dinâmica de uma sociedade.

Com capacidade para receber 140 crianças por unidade, a Escola de Vôlei Bernardinho trabalha com profissionais capacitados para atender crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, com aulas teóricas e práticas de vôlei. Além dos valores (disciplina, cooperação, responsabilidade e superação) desenvolvidos, as aulas também são focadas em atividades educacionais de cidadania e de inclusão.

No decorrer dos últimos oito anos, a Escola de Vôlei Bernardinho atendeu a mais de 2.500 crianças em seus projetos sociais, entre as quais mais de 100 foram além e atualmente jogam em clubes oficialmente. Esta experiência só foi possível devido ao método utilizado, que proporciona um desenvolvimento pleno dos alunos, a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento de valores e, consequentemente, dos vínculos familiares.

Todas essas mudanças proporcionadas pela prática esportiva auxiliam no desenvolvimento local de cada comunidade e fazem da Escola de Vôlei Bernardinho uma referência de qualidade na implantação de programas sociais.