HyB Plus

Comemorando 25 anos de sua fundação neste ano de 2024, a HYDROPLAN-EB uma empresa voltada à tecnologia, inovação e sustentabilidade, traz aos mercados de silvicultura e agrícola um produto único e diferenciado para as atividades de plantio e transplante de mudas.

O novo polímero superabsorvente Hydroplan-EB (SAP) para plantio, é um polímero de alta qualidade e pureza, especialmente desenvolvido para as atividades de silvicultura e agricultura, que além do polímero de altíssima qualidade, contém aditivos bioestimulantes em sua formulação que servirão como promotores da multiplicação celular e ativadores da fisiologia das mudas, onde além de um maior pegamento e desenvolvimento inicial das plantas, também ajudará na diminuição das atividades de replante e consequentemente em menores gastos com mão-de-obra e mais mudas.

Tais aditivos vão aumentar os níveis de nitrogênio, carbono orgânico e enzimas que reduzem os níveis de estresse fisiológico causados pelo transplante, além de fornecer uma cadeia de aminoácidos juntamente com ácidos orgânicos de primeira linha, tudo o que a planta necessita para um desenvolvimento inicial, rápido e vigoroso, estimulando o seu enraizamento e crescimento dos meristemas. Ainda contém minerais estratégicos tectossilicatos que atuam como um condicionador de solos permanente, sendo vezes mais reativo do que a argila por exemplo, o que vai proporcionar uma melhor retenção de água e nutrientes que posteriormente serão liberados junto à planta, melhorando o ambiente na zona da rizosfera.

Estes aditivos proporcionam inclusive uma evaporação menor da água contida no solo e/ou utilizada na irrigação de salvamento ou posterior ao transplante nas primeiras semanas após a sua utilização (condicionamento de solo).

Quando imerso em água, o polímero chega a absorver de 200 a 400 vezes seu peso e aumenta seu tamanho em até 100 vezes.

A recomendação das dosagens mais adequadas para cada cultura, dependerá de fatores como: método de transplante, tipo de solo, cultura, clima e forma de aplicação.

VANTAGENS
– Redução de morte das mudas pós-transplante e melhor otimização dos recursos.
– Além de beneficiar o meio ambiente, ele age como um reservatório de água no pé da muda.
– Melhora as propriedades físicas dos solos e substratos, deixando-os mais porosos.
– Favorece o crescimento e o desenvolvimento inicial das plantas.
– Diminui a possibilidade de atingir o ponto de murcha permanente e a planta morrer.
– Redução da frequência e/ou do volume de água usado na irrigação.
– Aumento da taxa de “pegamento” das mudas no campo.
– Diminuição das perdas de água e nutrientes.
– Redução da evaporação de água no solo.
– Melhora a CTC na zona radicular.